sábado, fevereiro 04, 2012

Há Vidinha em Samuel - Doentes com sonda, líquidos nutritivos e a minha esquizofrenia...

Para quem não sabe, eu vou explicar uma coisa... Uma coisa que, pelo menos na minha cabeça. não faz nenhum sentido:


Existem umas garrafinhas com um líquido altamente nutritivo que se costuma utilizar para alimentar doentes que se encontram intubados...


E o que é uma intubação??? - perguntam vocês...


É um tubinho que se coloca pelo nariz do doente e que vai até ao seu estômago...


E para que serve esse tubinho??? - perguntam vocês de novo...


Mas que curiosos que vocês estão!!! Bem, esse tubinho serve para alimentar do doente caso este, por exemplo, não possua o reflexo de deglutição e/ou estar constantemente com vómitos ou náuseas...


E esta conversa toda é para quê, pah??? - perguntam vocês já um pouco fartos desta treta de assunto...


Opah, não me faltem ao respeito, está bem??? Não sejam mal educados... Toda esta conversa para dizer que não me cabe na cabeça (e a minha cabeça até que nem é pequena) a existência de vários tipos de líquidos nutritivos... Que exista um para especialmente concebido para diabéticos, ainda vá que não vá (adoro esta expressão)... Mas agora com diferentes sabores???


Ora sigam lá o meu raciocínio: o que percepciona o sabor dos alimentos é a língua, certo??? Então porque raio é que um alimento que entra no organismo directamente por um tubo, para o estômago, tem que ter sabor???


Enfim...

Sem comentários: