Primariamente, falando (ou melhor, escrevinhando) acerca do jogo em si, penso que esta foi a prova provada que o F. C. Porto está mais forte de que o Benfica… Jogar em casa do maior rival, perante um estádio quase cheio, a perder por dois golos (marcados fora, atenção) desde o apito inicial e, no fim dos noventa minutos, ter a eliminatória ganha, não é para qualquer equipa… Não vejo, nem imagino, muitas equipas capazes de conseguir um feito de tão grande heroicidade…
Conseguiria o Barcelona virar uma eliminatória de 2 – 0 em casa do rival Real Madrid???
E o Manchester United conseguiria em Stamford Bridge???
O Inter em casa (se bem que é o mesmo estádio, mas) do Milan???
Não me parece…
Ainda havia logicamente o facto de o novo campeão nacional não poder contar com três dos seus habituais titulares: Hélton (que, apesar de dito recuperado, se encontrava lesionado. Boa jogada por parte de André Villas-Boas em esconder tal facto para dar mais confiança e mais segurança ao suplente, mas de inquestionável qualidade, Beto), Fucile e Belluschi, ambos lesionados… Tal como o Benfica que não contava com Salvio, Gaitán… Nisso estavam mais ou menos quites…
O F. C. Porto entrou no jogo não propriamente como se esperava… Pessoalmente esperava um F. C. Porto atrás do prejuízo desde o primeiro segundo, a jogar em toda a largura do campo e um Benfica a aproveitar os espaços… Até acho que aconteceu o contrário: um Porto retraído, com medo do terceiro golo, e um Benfica a circular a bola (basta ver a posse de bola aos 30, 40 minutos, salvo erro 63 – 37%)… Nos últimos 5 minutos da primeira parte os dragões deram o seu primeiro sinal mais: contra-ataque conduzido pelo Hulk, a servir Falcao que proporcionou uma enorme defesa a Júlio César…
Na segunda parte, os campeões caíram em cima dos encarnados… Jogaram à Porto!!! Trocas constantes, quer de bola quer de posição, com a “maçã” Moutinho a comandar… Os golos nem acho que apareceram assim tão naturalmente, pessoalmente só contava com o primeiro… Os outros aconteceram, a meu ver, em momentos não muito esperados… Já o do Benfica esperava-se… Tinham que dar tudo por tudo…
Acabou por vencer a melhor equipa, a equipa que mais fez pelo resultado… Esta vitória, tal como referiu o treinador dos dragões, apenas ficará na história se se seguir a conquista da Taça perante o Guimarães…
Relativamente a essa tão nobre raça que é o benfiquista, aviso desde já que o que se segue é a exploração do estereótipo, pois obviamente existem excepções, e do que eu tenho visto, ao longo destes alguns anos, como adepto de futebol…
Então, e começando o achincalhanço, o benfiquista é uma raça bastante inconstante… É uma raça que, quando está a ganhar, abre as asas e manda bitaites para tudo o quanto é lado… Diz-se o maior, diz que já conquistou este mundo e o outro, diz-se senhor do Mundo… Quando está empatado, lá vai abrindo as suas asitas para reclamar com o senhor de negro… Mesmo que não tenha razão, arranja um ou dois argumentos parvos que até doem para sustentar tamanha tese parva… Vê penaltis em escorregadelas do Coentrão, vê amarelos nas cotoveladas do Javi Garcia, vê futebol nos pés do Cardozo… Enfim… Quando está a levar na boca, como quem diz, a perder, esta raça tende a encolher-se, tipo ouriço-cacheiro, e a lançar uma boca foleira de vez e quando… Tende também a chamar nomes aos seus tão mirabolásticos (quando estão a ganhar) jogadores…
Há ainda outra coisa que me irrita no benfiquista comum, para além de tender à deturpação dos factos, é o facto de exagerar na desculpa fácil da relação que socialmente existe entre F. C. Porto e corrupção… Pois bem, vou-vos (tentar) abrir os olhos em relação a este facto: antes de falarem em Apito Dourado, em corrupção, vejam os jogos que o FCP fui acusado de enviesar o resultado… Vejam se há, de facto, algum lance duvidoso decidido a favor das cores portistas… É que pior que ser mentecapto, é armar-se em sê-lo sem estar a par dos factos… E desculpem, é o que acontece… Não deve haver um benfiquista a usar o argumento do “roubo” que tenha (re)visto os jogos em questão… Se houve ou não aliciamentos, acredito que sim… Obvio… Mas sei que tais aliciamentos nunca influenciaram o resultado final de uma partida… Sei também, e digo isto enquanto mero adepto de futebol, que o Porto nunca ganhou nada fruto das faladas corrupções… Os azuis e brancos nessas épocas ganharam tudo o que tinham para ganhar (salvo uma Taça frente ao Benfica, lá está)… Ganhou duas competições europeias seguidas… Fumem umas brocas e venham-me dizer que estas também foram “pagas”!!! Venham-me dizer que o F. C. Porto não era de facto bem melhor que os rivais da altura a ver se eu acredito… Se acreditar, das duas uma, ou estou drogado ou estou muito drogado…
Se apoio os clubes estrangeiros que defrontam o Benfica??? Claro que apoio... Não sou hipócrita, não me faço de vítima, nem ando a acusar os outros de não defenderem aquilo que tenho de ser eu o primeiro a defender...
Finalizo só dizendo uma coisa que me faz todo o sentido: no dia em que deixarem de existir benfiquistas destes, no dia em que deixarem de utilizar desculpas de miúdos para desculpar o insucesso, no dia em que abrirem os olhos e começarem a pensar como clube, no dia em que se concentrem no que têm a seu favor (adeptos, a marca Benfica, os apoios, as ajudas) deixaram de ser o clube dos chorões para serem um de campeões… Têm tudo a vosso favor…
PS: De lamentar uma das frases relativas a esta partida que consta na capa do jornal Record: "ajudinha de Xistra"... Quando o jornalismo for sinónimo de imparcialidade, eu comentarei isto...
7 comentários:
1Like :D
Texto muito bem escrito, parabens
Obrigado aos dois...
: )
Longo mas muito bem explicado.. pena que alguns palpites te saíram errados.... o Real Madrid levou duas batatas secas do Barça.. e agora lá vai comer mais umas...
Acho que fizeste aí uma bela crítica, e concordo basicamente com tudo. Mas tb não te podes esquecer de outra coisa: quando existe um jogo entre o FCP e outro clube qualquer que não o Benfica, os adeptos do FCP gritam músicas do género "SLB SLB SLBSLBSLB glorioso, mas porquê, filhos da p%&$ SLB"
LOL, já ouvi isto...
Mas são todos uns santinhos...quem fica com o dinheiro é quem joga...portanto...
(sou imparcial em relação ao teu post e a este comentário, sou do Sporting...)
Maus adeptos à em todo lado... No Porto, no Benfica, no Amareleja...
Isso concordo claramente...
Da mesma forma que uns clubes entoam cânticos desse género, outros cantam ou imitam sons racistas...
E disso ninguém fala...
Eu, por mais mirabolante que possa parecer, não tenho nada contra o Benfica...
Ou melhor, o que tenho contra é só o facto de ser rival do meu clube e de discordar das suas "políticas do coitadinho" quando são o clube com mais beneces do país...
Houve batatada e tudo Marge...
Enviar um comentário