domingo, janeiro 27, 2013

Há Vidinha em Samuel... - O problema de envelhecer...

Para além de ser escrita com dez letras, das quais quatro “e’s”, a palavra “envelhecer” tem assumido para mim um verdadeiro e personificado sentido…

Para quem não sabe, eu tenho a bela idade de 22 anos e acabo de finalizar o meu curso superior… Sim, tirei um curso superior, não me gozem… Sei que ir para a universidade ou ir para droga é mais ou menos a mesma coisa… Em ambas entramos com a fé que nos vai ajudar, que vamos conseguir fugir de alguns problemas, mas depois só há uma saída, ou viver à custa dos pais ou então à custa de uma pessoa qualquer que não os pais…

Pois bem, é nessa situação que me encontro neste momento… Sou desempregado em part-time… E part-time porquê??? Porque considero que desempenho alguma atividade com fins remuneratórios, nomeadamente, e em termos técnicos “chular os meus progenitores”… E não é que seja uma coisa fácil, atenção!!! Pedir vinte euros para pôr gasóleo e só pôr quinze para ter mais cinco para as pipocas do cinema, pedir depois mais dez para carregar o telemóvel, e apenas carregar sete e meio para ficar com o resto para comprar uma bebida qualquer, pedir cinco euros para, e passo a citar-me aquando do momento da chulação “porque a mãe do Zé Miguel também lhe dá cinco euros ao sábado… Por isso também tens de dar…” e depois gastá-los em gasóleo pois os quinze euros abastecidos quinta-feira já não chegam para a viagem até ao cinema… Tudo isto é gestão, meus amigos… Pensam que o Gaspar começou por onde??? Ele também começou cá em baixo… Começou a gerir os trocos a Comissão de Festas da freguesia da Fosfoqueira de Marmota… Pensam o quê??? Noites de cálculos meticulosamente engendrados para o dinheiro me dar para tudo!!! Ah pois é…

E tudo isto para quê??? Para dizer que me sinto nos últimos anos a envelhecer verdadeiramente… Reparo que estou mais velho quando reparo que as pessoas começam a ver em mim coisas e significados que, e na mais pura das sinceridades, eu nem pensei em ter… Na fila do talho as velhotas chamam-me "senhor", vejam lá!!! Mas porquê, meu Deus??? Eu nem barba quase tenho!!! Reparo que estou mais velho quando me vêm pedir esmola… Eu lá tento explicar que tenho no bolso mais ou menos o mesmo dinheiro que o arrumador de carros tem depois de arrumar um Mercedes de uma pessoa generosa, mas não vale a pena… Ficou verdadeiramente tocado com as pontas espigadas da barba do pedinte e lá lhe dou uma moedita na esperança que ele compre um amaciador e assim me deixe em paz… Mas nada!!! O raio do mendigo só gasta o dinheiro que lhe dou em comida!!! A sério… Ando eu a pensar ao milímetro todo um conjunto de cálculos económico-construtivistas para que pelo menos me sobre um euro para uma coisa qualquer, sim, porque eu gosto de coisas quaisquer, e aparece-me aquele paupérrimo individuo que, só por não saber o que é uma gilete, me leva a moeda e toda uma esperança de uma vida melhor…
 
 
 

PS: Convém dizer que o Gaspar, ao fim de três anos na Comissão de Festas conseguiu juntar dinheiro para quase pagar um concerto da Ana Malhoa… Ah, e convém dizer que foi na parte ascendente da carreira desta tão fenomenal artista portuguesa...

PSD: Convém também dizer que nesse mesmo ano desapareceram por quatro vezes as moedas da caixa das esmolas da paróquia…

Sem comentários: