sábado, maio 01, 2010

Há Vidinha em Samuel - Uma espécie de déjà vu...

Sempre ouvi falar de um fenómeno psicológico a que se dá o nome de déjà vu... Aliás, até um dos meus filmes preferidos tem esse nome... Mas, até hoje, nunca havia tido nenhum… Pelo menos conscientemente…

Os psicólogos, os médicos, enfim, os apologistas das ciências que derivam da biologia, defendem que estes fenómenos têm que ver com sensações que captamos às quais não damos muita importância e que, nesse sentido, deveriam ser logo esquecidas (memória de curto prazo)… Mas, devido a uma falha no cérebro, esses mesmos acontecimentos são “gravados” na memória de longo prazo… Isto é, segundo esta teoria, nós de facto vivemos aquele episódio mas não nos lembramos do acontecer deste…

Como Jaime Pacheco disse uma vez, todos os assuntos são uma “faca de dois legumes” e este não foge à regra… O defensores das ciências matemáticas, nomeadamente a física (ainda mais nomeadamente a física quântica), dizem que os déjà vu estão relacionados com o fenómeno dos universos paralelos… Enfim, aquela teoria que diz a cada escolha nossa se gera um universo colateral ao nosso onde de facto escolhemos o que não escolhemos nesta nossa dimensão… Confuso??? Eu dou um exemplo:

Imaginem que vão ao restaurante… Estão indecisos entre dois pratos… Depois de pensarem um bocadinho, acabam por escolher o bacalhau com natas em vez do frango assado no forno…

Conclusão: nesta dimensão onde tu (ou você, para os mais coisinhos) estás a ler isto, realmente comeste o bacalhau… Numa outra dimensão similar a esta, acabaste por comer o franguinho…

Ora, o que os físicos quânticos defendem é que os déjà vu são pequenas relações que existem entre essas dimensões paralelas… Relações essas que nos dão a sensação que já vivemos aquele momento mas, na realidade, não o vivemos… Pelo menos neste universo… Eles argumentam que passamos por aquela dada situação numa outra dimensão…
Não sei se me consegui explicar bem… (em caso de dúvida, curiosidade, digam...)

E toda esta treta de conversa para quê???

Para vos contar que hoje tive uma espécie de déjà vu… Passo a explicar: estava eu a ver o mais recente episódio da série Flash Forward quando, de repente, aparece uma imagem de um edifício que eu já tinha visto não sei onde… Pus me a pensar (sim, às vezes eu penso!!!) onde é que já teria visto aquele prédio… Certamente não teria sido ao vivo pois, sendo a série gravada nos EUA, e eu nunca tendo ido mais longe que Lloret de Mar, tais universos nunca se haveriam cruzado… Depois de uns minutos de esforço mental (sim, o meu cérebro às vezes esforça-se!!!), tive um flash: um episódio da série Dexter que havia visto há uns 4 anos atrás…

Não me perguntem como cheguei a esta conclusão pois nem eu sei o caminho que mentalmente segui…

Lá andei eu a rever algumas das cenas da série Dexter onde mais ou menos (in)conscientemente pensava ter visto o tal prédio até que, depois de uma hora e tal de pesquisa, encontrei…


Realmente era o mesmo prédio… Ora vejam:


- o que vi hoje:




- o que vi no Dexter há uns anos:


Em ambas as séries, em ambos os contextos, o tal edifício pressupunha um hospital abandonado… Talvez tenha sido essa a ligação que o meu parvo cérebro fez entre as imagens…

Mas que de facto se passaram uns 4 anos desde que eu vi a primeira cena, passaram… E ambas as cenas não são muito longas… A imagem do prédio aparece por uns meros dois ou três segundos em cada um dos contextos…

Não acham genial a forma como o cérebro humano funciona???

Porra, eu acho… Só por isso é que me dei o trabalho (que não foi bem trabalho) de perder algum do meu tempo a pesquisar tudo isto…

Sim, eu sei que tudo isto não é bem um déjà vu, até porque consegui compreender a origem da sensação do “eu já estive aqui”…

Hmm, tendo eu chegado à fonte de tudo isto, todo este fenómeno só se torna mais um argumento a favor da primeira corrente de pensamento…

Como dizia aquela adolescente mamalhuda do anúncio da TV por cabo: “Há coisas fantásticas, não há???”



PS: Para evitar supostos “desconfianços” desta minha vivência, fiz questão de, nas duas imagens aqui deixadas, deixar provas que estas são de séries distintas… Uma tem aqueles pequenos avisos de rodapé fazendo referência à respectiva série, outra tem a presença da sua personagem principal…

PSD: E não me venham dizer que não é o mesmo edifício!!! Se de facto não for o mesmo, pelo menos é igual... O que não invalida todo o processo aqui explicado...

BE: Actualizei a lista de blogues recomendados... Confiram aqui à direita...

PCP: É engraçado a ter dito: "confiram à direita" num post-scriptum com o nome Bloco de Esquerda...

8 comentários:

Anónimo disse...

nunca me aconteceu nada semalhante

Diogo M. disse...

Um grande filme e 2 grandes série e verdade

Mémo´ria de elefante!

m. disse...

gomas? :b então porquê?

m. disse...

ah, agora sim :b mas de facto, uma boa coincidencia

Bastos disse...

isso aparece em que alturas das series??
é k é mta coincidencia

Joana disse...

Realmente é espectacular a maneira como o cerebro do Homem trabalha!!

:S

Já agora o que pensas dessas duas series?

João Costa disse...

samuel tenho duas questões

para quando um novo ninho das frases? é que eu adoro

como faço para ver os posts mais antigos sem ter que recorrer ao arquivo?

obrigdo

Samuel Vidinha disse...

Anónimo, até este fim de semana, nem mim... Enfim, os déjà vu são como o amor... Surgme quando menos esperamos...

Poético, hein???



Diogo, sem dúvida... Sem dúvida... Memória de elefante??? Agora fiquei de trombas...




Ora, Bastos, o Dexter é o quarto é o quarto episódio da primeira temporada... Quando o Dexter tem um flash back da sua vida... O hospital aparece por associação entre um lugar do conhecimento de Dexter e do assassino do camião firgorífico (se é que me entendes...)... No hospital abandonado estará um dos seguranças do ringue de hoquei no gelo... Estará sequestrado e... Vá, sendo cortado aos bocados... Só vendo...

No Flashforeard tal edificio aparece, como eu disse, no último episódio... 19 penso eu... O contexto é mais ou menos assim: o hospital em questão era utilizado para pequenas experiências com os "maluquinhos", digámos, pequenos flash forwards...

Alguma outra dúvida, dispara... À vontade...



Joana, claramente... Por ser assim tão espectacular é que é o único orgão humano não completamente desconhecido...

O que penso??? Enfim: nota 5 em 5... 20 em 20... 50 em 50... 99 em 100... Peca pela escassez de nudez (rimei)... Ambas...



João, até ao fim da semana conto ter aqui mais um "ESSP, o ninho das frases bem dizidas"... Já recolhi umas frases mas ainda não as comentei... Logo que tenha uns minutos de tempo, PUMBA!!!

Ora, basta carregares numa hipeligação que aparecerá no final da página principal... "Mensagens antigas", assim se chama... Como já há patarroadas de posts, se quiseres ver mesmo os mais antigos, tens re carregar muitas vezes no tal link... Salvo erro, por cada carreganço, o blogue recua 65 posts...

No total são uns 1250... É só fazeres as contas e carregares... LOL




CUMPRIMENTOS