terça-feira, setembro 14, 2010

Há Vidinha em Samuel – De mais licenciados é que o país precisa!!!

José Sócrates disse ontem que quer mais licenciados em Portugal…

Permitam-me comentar tal frase:

A sério senhor primeiro-ministro???

Quer mesmo mais licenciados no país???

É que eu nunca tinha mesmo reparado nisso… Não tinha mesmo reparado nos montes de agricultores sexagenários que fazem o 12º ano em dois meses com um trabalho escrito dificílimo (ironia obvia) feito pelos netos… É que, e seguindo uma lógica até compreendida por esses inocentes sessentões, o 12º ano deve ser feito em 12 anos… O próprio nome não indica isso??? Não é por nada, mas eu, tal como mais alguns infelizes, demorei 12 anos a completar o ensino secundário… Realmente sou tão burro!!! Para quê desperdiçar o meu tempo a estudar??? O desemprego afirma-se cada vez mais como meu companheiro para este início de vida…

Vale mais um desempregado com a 4º classe (paga com uns chouriços caseirinhos) do que um licenciado sem trabalho???

Para mim vale… Mas pelos vistos o senhor quase-engenheiro não pensa o mesmo… (sim, acredito que ele pense…) De que vale formar pessoas para depois estas desperdiçarem as suas capacidades intelectuais na reposição de leite Mimosa num Pingo Doce de uma aldeia qualquer???

Não seria uma melhor ideia criar em primeiro lugar empregos??? Só depois formar gente???

É que não só esses empregos dão de facto emprego (com redundância para que Você entenda mais facilmente), como também motivam os jovens (e vá, alguns sexagenários apanhadores de hortaliças) a lutarem, estudarem, sacrificarem-se para que consigam um futuro melhor do que aquele que o destino dos ignorantes lhes reserva… Sim, porque é com sacrifício que o ensino superior se faz… Não é com googladas dos parentes mais novos… Muita madrugada me levantei às 6.30h, muitas tardes de sol passei a olhar para pedaços de papel, muitas horas destinadas ao sono que passei a tentar compreender o que era uma equação de cúbica, muitas noites de sábado que fiquei trancado em casa a tentar perceber o que era uma meiose, em vez de ir com o pessoal beber umas mines e falar de futebol, gajas…

Se milhares de estudantes chegam às portas das universidades com 12 anos de estudo, porquê alguns, com duas páginas meias lidas, com meia dúzia de dias passados comodamente sentados à frente de um orientador (porque, ao que sei, nem professores são) têm o prazer (ou será responsabilidade???) de se matricularem no ensino superior???

Aí entra o conceito de igualdade… Mas igualdade de esquerda ou de direita??? Igualdade de oportunidades ou igualdade de mérito???

Aliás, o ensino superior agora é tudo menos superior… Qualquer um chega lá… Aliás, a cada ano que passa estou mais próximo de ver a minha teoria comprovada: haver um total de vagas superior ao número de candidaturas entregues…

Com todo este paleio não quero criticar os “sexagenários” deste país… Antes pelo contrário, o burro aqui sou eu… Então se podem ir para a universidade com mais facilidades, para quê continuar em casa a ver as Tardes da Júlia??? Há paródia, há bebida, há praxes, há gajas (há também alguns gajos, vá), há noitadas… Podem pedir mais??? Poder até podiam, mas se calhar não era a mesma coisa…

Para acabar este assunto, até porque, como devem ter reparado, é um tema que me indigna, queria só deixar aqui um pensamento (pseudo-)parvo: realmente até faz algum sentido José Sócrates querer mais licenciados… Ele próprio não o é e tem o país como tem… Só deve imaginar alguém licenciado a conseguir tirar o país da fossa…

VIVA O ENSINO SUPERIOR CHEIO DE ENTRADOTES!!!

VIVA A APOLOGIA DO FACILITISMO!!!

VIVA PORTUGAL!!!

2 comentários:

Tania Silva disse...

Eu até gostava de discordar contigo, nem que fosse so num ponto mas de facto está tudo dito e está tudo visto.
Cada vez que me sento num auditorio cheio de gente e vejo lá gente que nem resolver uma equação de 2º grau sabe ate penso onde é que isto vai parar mas de facto é de louvar. Viva as Novas Oportunidades, os Maiores de 23, os Licenciados numa coisa que depois se licenciam noutra. Viva o Socrates.
QUando for licenciada vou agradecer ao Sócrates a bolsa de estudo que ele (não) me deu, o aumento de propinas em cada ano e sobretudo mais as centenas de vagas que ele abriu. Porque licenciados há, trabalho para eles é que já é outro assunto.
Obrigada por expressares o que muitos sentem.

Samuel Vidinha disse...

O partido PPPEPFD (Partido Para Pôr Estes Políticos Fora Daqui) ao poder!!!