sexta-feira, junho 18, 2010

José Saramago...

José Saramago morreu hoje…

Um enorme génio encerrado num corpo com atracção espanhola… Criticado por uns, crucificado por outros, ainda louvado por alguns… Coisa normal de acontecer pois, tal como muitos outros, os grandes homens têm o azar de nascer uns anos atrás do que realmente mereciam e, por isso mesmo, são polémicos, são tidos como arrogantes, directos, incisivos… Por isso, eu cá vos digo: meus amigos, todos os que são criticados, são grandes senhores…

Porquê???

Porque, tal como disse um dia o meu pseudo-conterrâneo José Régio: “não sei por onde vou, só sei que não vou por aí”… Ou seja, têm todo um descomprometimento social de tudo o que não lhes faz sentido… Este desprendimento permite-lhes criar uma ideologia própria, uma identidade que está para além daquela que é visível ao normal e comum dos mortais… E sim, é daí que surgem os heterónimos…


José Saramago (1922 - 2010)

Como penso que a vida (e inevitavelmente, a morte) deve ser encarada de forma leve, encarada de mente aberta e sorriso no rosto, aqui vos deixo umas parvoíces, uns pensamentos sobre todo este assunto:


Não admira que José Saramago tenha morrido hoje… Não deve ter conseguido recuperar da derrota escandalosa da sua Espanha…


Agora que José Saramago morreu, os seus livros vão começar a ser muito mais lidos… Vão a começar a ser muito mais falados... Vão começar a ser premiados… Vão começar a ganhar consursos literários… Isto se tiverem pontuação!!!

4 comentários:

Pedro disse...

Deus dê paz a sua alma...

Samuel Vidinha disse...

E ao seu génio...

Anónimo disse...

Nunca pensei rir-me com um post sobre a morte de Saramago. O primeiro paragráfo estaria genial, não fosses tu um arrogante de primeira. Tenho dito!

Amanhá digo-te algo pessoalmente, porque não quero alimentar polémicas no teu blog XD

M.I.

Samuel Vidinha disse...

Pois, ou eu consigo tornar qualquer assunto engraçado... Ou isso, ou é a falta de capacidade de escrita que vos faz rir...

Ok, amanhã falamos...